Advérbios

O prefixo “ad”,semelhantemente àquele do “adjetivo”, origina-se do latim, cujo significado se revela pela ideia de proximidade. Portanto, estando o advérbio próximo ao verbo, ele tem por finalidade indicar as circunstâncias nas quais o processo verbal se desenvolve.

Assim, no intuito de constatá-lo, analisemos alguns dizeres do célebre Manuel Bandeira:  

Poema só para Jaime Ovalle  

Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.


                                                                                         Manuel Bandeira

Ao analisarmos os termos expressos por “novamente” e “humildemente”, constatamos que este caracteriza a ação verbal (pensando), indicando-lhe uma circunstância de modo. E aquele indica uma circunstância de tempo, referente à ação expressa pelo verbo deitar.

Com base nesses pressupostos, vale dizer ainda que o advérbio, além da função já expressa, também pode modificar o adjetivo e ele próprio, no caso dos advérbios de intensidade e de modo. Perfeitamente constatável nos exemplos que seguem:


Esta alternativa é a menos viável de todas.
Notamos que “menos” funciona como um advérbio de intensidade, modificando o adjetivo “viável”.


Ele falou muito bem.
Aqui, temos que “muito” (advérbio intensificador) modifica outro advérbio (bem – cuja circunstância se refere ao modo como a pessoa falou).

Constatemos, pois, alguns advérbios e locuções adverbiais (conjunto de duas palavras as quais possuem o mesmo valor do advérbio) e as respectivas circunstâncias que representam:

 


Integrando esta mesma classe há ainda uma outra modalidade da qual utilizamos para fazermos perguntas diretas e indiretas – os chamados advérbios interrogativos, que também expressam circunstâncias específicas. No intuito de conferi-las, observemos: