É possível fazer mais Educação!

Dicas de Português

 

Extático ou estático?

 

As duas formas são registradas pelos dicionários.
Extático, com x, é o adjetivo relacionado ao substantivo êxtase. É o que está em êxtase, maravilhado, encantado, enlevado. Também é o que foi causado por êxtase ou que envolve êxtase. Exemplo do Houaiss: "forte emoção extática".
Estático, com s, é o que está parado, imóvel, sem movimento; ou sem atividade, paralisado. Exemplos do Houaiss: "ficou estático, em estado contemplativo, a meditar" e "empresa estática".
Extático e estático são homônimos, isto é, a pronúncia é idêntica, mas o significado não.

O toalete ou a toalete?

 

As duas são possíveis, mas há diferenças no significado.
O toalete refere-se ao banheiro, ao "aposento sanitário", de acordo com o Houaiss.
A toalete, de acordo com o mesmo dicionário, pode ser o ato de se lavar, pentear, maquilar e vestir para determinadas ocasiões; pode ser o vestuário (geralmente o feminino); e pode ser ainda a raspagem de pelos de partes do corpo a serem operadas.
O Volp não registra toalete como substantivo masculino, mas esse uso já muito difundido.



 

 

"Tratar sobre"

 



O dicionário de regência verbal do Luft registra a forma "tratar sobre" com o mesmo sentido de "tratar de" e comenta: "A regência primária é tratar de; a prep. sobre aparece por causa dos traços 'referência, assunto', 'base': cf. falar, discorrer, debate... sobre...".*

Falar sobre, discorrer sobre e debater sobre influenciaram a regência do verbo tratar, criando um tratar sobre (que faz sentido e entendemos bem). Esse fenômeno já foi identificado pelos gramáticos e registrado em dicionários — aparece no Houaiss e em outras obras de consulta. Assim, podemos considerar uma regência aceitável pela norma culta.

Além da preposição "sobre", pode-se usar "de", "com" e "por", dependendo do sentido atribuído ao verbo em questão.

 


 

 

Diário do Prof. Saulo© 2013 Todos os direitos reservados a Saulo Piva Romero

Criar sites grátis Webnode