Pronomes

 

Pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos, interrogativos e relativos – eisuma leva de modalidades que integram uma singular classe gramatical: a dos pronomes, tomados em seu sentido geral.

Importantes na construção da oralidade, essenciais à construção do discurso em se tratando da linguagem escrita, o fato é que os pronomes são demasiadamente necessários à elaboração de nossos pensamentos e, consequentemente, à formulação das mensagens que cotidianamente proferimos.

Estamos falando, pois, de classes. Entretanto, em se tratando do universo das funções, cujas competências são atribuídas ao campo da sintaxe, eles (os pronomes) também revelam uma significativa parcela de contribuição.

Assim, independentemente de qualquer que seja a modalidade que os pronomes se encaixam, estabelecer familiaridade acerca dos pontos que os delineiam torna-se essencial à nossa compreensão enquanto usuários desse nobre e valoroso idioma: a língua portuguesa. Dessa forma, partindo do princípio de que assim nos posicionando, devemos fazer uso dos postulados que preconizam a gramática, a fim de que nos portemos de forma adequada diante de situações formais de interlocução.

Assim, aqui, aqui mesmo nesta seção, você poderá compartilhar as informações que gentilmente elucidamos para você, caríssimo (a) usuário (a)!!!