Adjetivos

Entender o sentido expresso por uma determinada classe gramatical é, antes de tudo, compreender acerca de suas próprias origens. Desta forma, torna-se interessante sabermos o porquê de a classe gramatical em questão ser assim denominada.

Como grande parte dos prefixos originam-se do grego ou do latim, não raro ocorreu como o prefixo“ad”, cujo significado refere-se à aproximação, direção (estar ao lado de). Mas, afinal, de quem o adjetivo encontra-se ao lado?  A resposta para tal questionamento se efetivará por meio de uma análise destes enunciados:


garota feliz
estabelecimento prioritário
ambiente acolhedor
pessoas sensatas...

 

Infere-se que os termos em destaque têm por finalidade qualificar a palavra que os antecede, no caso, o substantivo. Sendo assim, o adjetivo encontra-se ao lado do substantivo, conferindo-lhe qualidades (ou às vezes defeitos), modos de ser e indicando-lhe o aspecto ou o estado.


No que tange à estrutura e formação, os adjetivos se classificam de forma semelhante aos substantivos – simples, primitivos, derivados e compostos. Assim, de acordo com as características, manifestam-se da seguinte forma:  


Adjetivos simples – são aqueles que apresentam um único radical em sua estrutura. São exemplos:

alto
magro
belo
sincero...


Primitivos – representados por aqueles que não derivam de palavras já existentes na língua, tais como:

leal
bom
difícil
fácil... 


Derivados – integram o grupo daqueles que derivam de outras palavras. Representados por:

cheiroso
infeliz
azulado
enfurecido
invisível...


Compostos – são aqueles que possuem dois ou mais radicais, evidenciados por:

socioeconômico
luso-brasileiro
norte-rio-grandense...